FacebookYoutubeFlickerYoutube

Simão Pedro

Deputado Estadual

  • HOME
  • Biografia
  • Leis aprovadas e projetos de lei
  • Mandato em ação
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Agenda
  • RSS
18/08/2011

CPI do Ensino Superior recebe dirigentes da UNE e UEE

Tweet

Na manhã desta quarta-feira (17), os membros da CPI do Ensino Superior e o relator, Simão Pedro, ouviram representantes dos estudantes. A CPI investiga a situação das faculdades particulares. Na semana passada, o Professor Hermes Figueiredo, presidente da Associação das Mantenedoras de Ensino Privado, do Estado de São Paulo, também esteve na Assembleia.

Compareceram os Srs. Alexandre Silva, presidente da União Estadual dos Estudantes - UEE e Fábio Garcia, Secretário Geral da União Nacional dos Estudantes - UNE. Eles denunciaram o autoritarismo de algumas faculdades privadas que não permitem a organização dos estudantes em diretórios e a entrada dos dirigentes das instituições e representações dos alunos nas suas dependências para, com isso, esconder a má qualidade dos serviços prestados. Denunciaram também que a ouvidoria dos estudantes (serviço criado pela UEE), tem recebido muitas reclamações de alunos que tem seus nomes inscritos no SPC ou Serasa por conta de atrasos nos pagamentos, o que é ilegal. Citaram o exemplo da UNITAU que mandou quase 1000 alunos para o serviço de produção de crédito, o qe gerou polêmica na cidade do Vale do Paraíba.

Os deputados aprovaram, por unanimidade, a visita à instituição. Também foi aprovado requerimento do deputado Simão Pedro para solicitar ao MEC uma listagem de todas as instituições privadas, de ensino Superior em São Paulo, bem como as referidas notas de seus cursos.

Os estudantes fizeram questão de destacar que existem boas instituições de ensino privado como a PUC-SP, Mackenzie, UNIMEP e UNIFEB, que, além da boa qualidade, tem gestão democrática.

Segundo o professor Hermes, no Brasil, 67% das vagas universitárias são de instituições privadas, mas, em São Paulo, esse número sobre para 92%. Para o deputado, isso demonstra que, apesar dos esforços do ex-presidente Lula em criar uma universidade como no ABC e novos campus da Unifesp, mostram o descaso do governo do estado com a expansão do ensino das universidades públicas estaduais.

A CPI prosseguirá com seus trabalhos até meados de novembro devendo ouvir ainda representante dos professores, instituições de pesquisa e dos Conselhos Estadual e Nacional de Educação.

Leia também:

  • Simão Pedro recebe representantes municipais de instituições de ensino superior
  • Chamada para bolsas de iniciação científica para o ensino médio tem inscrições abertas
  • Instituições municipais de ensino superior solicitam apoio à Comissão de Educação e Cultura. Simão Pedro divulga reunião com o MEC no próximo dia 24 para tratar a demanda
  • Simão Pedro se reúne em Brasília com o Secretário Nacional de Regulação do Ensino Superior Privado
  • Em reunião intermediada pelo deputado Simão Pedro, Ministério da Educação mostra interesse em fazer parcerias com autarquias municipais

Nenhum Comentário

Categorias Educação, Notícias | Tags: CPI do Ensino Superior, UEE, UNE

Deixe seu comentário

  • Twitter
    • Assembleia
    • Criança e Adolescente
    • Desenvolvimento Regional
    • Direitos Humanos
    • Economia
    • Economia Solidária
    • Educação
    • Esporte
    • Governo Dilma
    • Habitação e Política Urbana
    • Idoso
    • Igualdade de Gênero
    • Igualdade Racial
    • Internet
    • Juventude
    • LGBT
    • Meio Ambiente
    • Movimentos Sociais
    • Partido dos Trabalhadores
    • Política Industrial
    • Políticas Sociais e Culturais
    • Reforma Agrária e Agricultura Familiar
    • Rodovias
    • Saúde
    • Segurança Alimentar e Nutricional
    • Tecnologias
    • Transporte
  • Mandato em ação

    Relatório Final da CPI da Segurança Alimentar – Agrotóxicos

    Documento do MP sobre abertura de inquérito civil sobre fraudes na contratação de serviços de zeladoria, sem licitação, pela prefeitura de Rio Preto

    Representação sobre indícios de fraudes na licitação feita pela Prefeitura de Rio Preto

  • Receba nossa newsletter
  • Links
    • Perseu AbramoPT ALESP
    • PT NacionalLinha Direta
    • MSTUnião dos Movimentos de Moradia
    • Central de movimentos popularesMarcha Mundial das Mulheres
    • Se a Rádio não tocaTransparência São Paulo
    • Estado da Palestina já!
  • Tags
    #governotucano #habitacao #metrotucano ato audiência pública brasil cpi CPTM Cultura dilma economia educação eleições 2012 emendas Enem fernando haddad Haddad homenagem Incra internet itaquera juventude Kassab lula MEC Metrô mulher Mulheres orçamento Partido dos Trabalhadores Partido dos Trabalhadores Petrobras Pinheirinho ProUni Registro saúde seminário simao Simão Pedro Sisu sus unifesp USP violência zona leste
Fotos

Gabinete (ALESP): Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - 1º andar - Sala 1107 - Anexo Novo - Ibirapuera - SP - Fones: 11 3886-6658 / 3886-6642