PT completa 44 anos de muitas conquistas
Hoje o PT, Partido dos Trabalhadores faz 44 anos. Adolescente, acompanhei com atenção seu início, participei das atividades da campanha de 1982 e me filiei em 1984. Tenho orgulho disso! Conheci Lula aí, o maior líder popular desse País!
Nascido com base nos princípios da Democracia, no “Manifesto de Fundação do PT”, lançado no ato de fundação em 10 de fevereiro 1980, no Colégio Sion, o partido destacou a importância da luta por liberdade, contra o arbítrio e pela organização dos trabalhadores e trabalhadoras: “O PT surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do País para transformá-la. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá”.
Além disso, o documento afirma que o partido “lutará pela extinção de todos os mecanismos ditatoriais que reprimem e ameaçam a maioria da sociedade. O PT lutará por todas as liberdades civis, pelas franquias que garantem, efetivamente, os direitos dos cidadãos e pela democratização da sociedade em todos os níveis”.
Nasceu como um ator não convidado e sofreu e sofre muito preconceito e perseguição. Nestes 44 anos muita coisa aconteceu no Brasil e no mundo e o PT ajudou a consolidar a Democracia, ajudou a colocar na Constituição de 1988 muitos direitos para o povo, implementou modelos de participação popular nos governos e políticas públicas duradouras. Governou prefeituras e estados e presidentes como Dilma e Lula. Elegeu centenas de parlamentares ligados às universidades, sindicatos e lutas populares, permitindo que as mulheres, indígenas, negras e negros, LGBTIQI+ pudessem ter voz e representação política. Sempre teve uma militância grande e extraordinária e hoje é o partido preferido de 1/3 da população brasileira.
Viva o PT! Vida longa ao Partido dos Trabalhadores! #partidodostrabalhadores #PT #lulapresidente